top of page
Posts Recentes
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Em Destaque

Cosmologia Xamânica: A Jornada Espiritual Xamã



A humanidade contemporânea vivencia constantemente mudanças tanto no âmbito individual, quanto no coletivo. Essas mudanças, tão repentinas, desorientam o indivíduo quanto à sua natureza integral visto que as transformações externas, muitas vezes, não estão de acordo com as necessidades internas do Ser Humano.

A rotina, por exemplo, nos adoece constantemente, pois não estamos realizando algo que o nosso espírito, nossa consciência maior, tem como propósito. Dessa forma, é de extrema importância voltarmos nossos olhos aos saberes ancestrais, como o xamanismo, pois esses saberes nos religa ao entendimento pleno do ser humano, ou seja, voltamos a considerar nossos corpos físico, mental, emocional e espiritual. Quando entendemos e consideramos essas camadas que nos compôe as experiências vividas tornam-se muito mais conscientes, com uma percepção de realidade expandida e despertando as nossas mais diversas medicinas pessoais.


As Medicinas Pessoais no Xamanismo - A Jornada Espiritual Xamânica

Dentro da cosmologia xamânica, entende-se por 'medicina' qualquer ação que tenha como propósito o bem estar, bons sentimentos, boa existência, um bom viver e, desta maneira, não significa que para alcançar esta boa vida, o caminho será fácil. Alguns remédios são amargos, mas curam as dores da alma.

Esta medicina xamânica é compreendida como Healling: uma cura que vai além da cura física (cure), mas sim alcança todas as camadas do ser humano. Um processo autônomo que é compreendido como Arte - a arte do êxtase - , visto que envolve técnica, inspiração, intuição, estar em beleza e, principalmente, comunga com a Natureza para resgatar saberes - a Mãe Terra é o livro Sagrado.

Para tanto, é importante considerar que a medicina pessoal é adquirida através da experiência individual de cada ser. Portanto, cada medicina é singular e leva o caminhante à direção da autorealização através do processo que se conhece como a 'Medicina do Espírito'. O Ser humano faz parte e está integrado à Natureza, por isso, o xamã desensolve íntima relação com as manifestações da terra, pois tudo o que ela nos mostra são mensagens do Grande Espírito e devemos considerar fortemente durante nossa jornada rumo à realização pessoal.


Passos da Jornada Espiritual Xamânica

Durante o processo de cura individual de cada ser, que é extremamente particular, vivencia-se de acordo com o xamanismo etapas, passos, enfrentamentos, que nos impulsionam ao reconhecimento da medicina do nosso espírito. Essa medicina do espírito é única, pois cada pessoa veio ao mundo para doar, somar algo, completamente único e precioso. Para despertá-la, algumas etapas são experenciadas, são elas:

Medicina da confiança: essa medicina favorece nosso crescimento. Isto porque, ao confiarmos, nos abrimos para as respostas que, de acordo com o xamanismo, é símbolo de crescimento. Ao confiar nos permitimos a escutar a voz de nossos ancestrais, mas acima de tudo, a escutar a nossa própria voz. Quando se confia, deixamos de seguir ídolos e passamos a pensar e a sentir por nós mesmos.

Medicina do equilíbrio: Em um segundo momento da jornada, após ter vivenciado a medicina da confiança, o caminhante interage com a medicina do equilíbrio. Esta etapa do processo de healing nos proporciona grande energia pessoal, pois o entendimento do mundo espiritual avança e, desta forma, consegue-se equilibrar as polaridades individuais. Ou seja, é uma medicina que facilita ao ser humano a expansão tanto na luz quando na sombra, pois nos compreendemos como seres duais, com luz e sombra, frente e trás, duas faces.

Medicina da criatividade: A medicina da criatividade desperta quando percebemos que nós somos seres capazes de criar, a partir da vastidão de nosso pensamento. Com isso, a jornada passa ter muito mais caminhos, muito mais opções, pois nos tornamos autores de nossa própria vida.

Medicina do crescimento: Quando o indivíduo vivencia as medicinas anteriores, é despertada a medicina do crescimento que nos conecta com nossas dores e medos, pois para crescermos é necessário acessar áreas as quais ainda não temos controle nem domínio. Quando interagimos com essa medicina, despertamos respostas interiores e, para o Xamã, encontrar ou receber uma resposta é sinal de crescimento e desenvolvimento do espírito.

Medicina da verdade: Quando crescemos, não há outra opção ao espírito do que vivenciar a verdade pessoal. Evidentemente, não é uma medicina fácil de alcançar, pois exige comprometimento e firmeza diariamente, para que a verdade do outro não se sobreponha a nossa. No entanto, ao vivenciá-la, expande-se o coração e a mente de tal maneira, que alcança todas as camadas da vida.

Medicina da sabedoria: após alcançar a verdade pessoal intrínseca, chega-se à etapa da medicina da sabedoria. Esta é a que presenteia o ser humano com a autoestima, amor próprio, fortaleza interior, força. Pois só se é sábio, após uma longa jornada e a sabedoria não é para o outro, é para si. Por isso, vemos os caminhos trilhados até esse momento e nos honramos por tê-lo vivenciado, assim despertamos nossa sabedoria de vida.

Medicina da celebração: é o último passo da jornada espiritual xamânica. Essa medicina nos mostra que a vida deve ser simples e celebrada, pois não precisamos ter uma vida pesada, repleta de angústias, pelo contrário. Pois a vida é um presente do Grande Espírito e, para respeitarmos esse presente, devemos apenas acalmar nosso espírito, nos inspirar de coisas boas, aprender com professores e ancestrais e, principalmente, devemos ser conscientes que não devemos investir esforços para sermos aceitos. Nosso único esforço deve ser em SER.


O xamanismo nos mostra, através da Jornada Espiritual Xamânica que ao honrarmos nossas experiências e as experiências de nossos ancestrais e ao edificarmos nossa sabedoria através de nossas experiências pessoais, nos tornamos mais justos com nós mesmos e com todos do meio com o qual convivemos. Dessa forma, esta jornada, nos permite alcançarmos também a consciência de todas nossas relações. Por isso confie, crie, cresça, vivencie sua verdade, desperte sua sabedoria, celebre! Pois assim, irá perceber que para vivenciar um caminho espiritual não é necessário intermediários, pois cada ser tem as chaves para abrir suas portas pessoais!




Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page