top of page
Posts Recentes
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Em Destaque

MUSICOTERAPIA E A 5ª SINFONIA DE BEETHOVEN



Beethoven é, sem dúvida, um dos maiores compositores ocidentais. Suas sinfonias expressam a profundidade do ser - sensações, pensamentos e sentimentos -, além do poder criativo e destruidor dos elementos da natureza - fogo, água, ar e terra - tornando-o único na capacidade de demonstrar musicalmente as forças que regem, modificam e orientam o ser humano.

A 5ª Sinfonia, escolhida para o presente artigo, é a canção dos quatro elementos onde Beethoven explicita o poder energético presente nas manifestações do planeta terra. No primeiro movimento, especificamente, o elemento fogo é resgatado e sendo este um elemento anímico, transporta o ouvinte a um estado transformador, cósmico, espiritual e grandioso, embora para alcançar este estado seja necessário ultrapassar o primeiro desconforto que o 'pan pan pan pan' pode ocasionar. Este desconforto, talvez, tenha origem no que o próprio Beethoven descreve as quatro primeiras notas 'soam como o Destino batendo à porta'.

Quando o Destino bate à porta muitas possibilidades se apresentam e nestas algumas mazelas também podem ganhar espaço, como é o caso de uma das doenças que mais ataca na atualidade: o câncer. Há indícios de estudos que a 5ª Sinfonia produz um efeito nas células cancerígenas, podendo diminuir a velocidade de desenvolvimento e até, em casos mais isolados, matar cerca de 20% das mesmas. Por ser o câncer uma das doenças que mais acomete a humanidade na atualidade sendo a segunda causa de morte natural - ao perceber a relação do processo de reestrutura da saúde com esta composição, a Sinfonia passou a ganhar outra significância simbólica.

Para além das sensações de surpresa, superação, inconstância da vida, força explosiva que a música - através dos instrumentos violino, viola d'arco, violão celo, contrabaixo, trombete, trompa e flauta - já ocasionava previamente em mim enquanto ouvinte, foi possível constatar que a música de Beethoven tem a capacidade de gerar transformações profundas na vida do ouvinte, pois sua vibração alcança várias camadas do corpo humano e sua ressonância é propagadora de cura: inclusive microscópica/celular. A 5ª Sinfonia, em especial, transmite e estimula a reflexão sobre a existência e desta maneira, em caso de interagentes portadores de câncer especialmente, traduz força para superar as adversidades da vida podendo lidar de maneira mais forte com a doença e possibilitando o resgate do ser saudável.

Embora a realização da terapêutica com esta Sinfonia em relação às células cancerígenas exija maior conhecimento de musicoterapia e, principalmente, de aspectos biológicos, fisioanatômicos e celulares, é possível utilizá-la como meio de despreendimento de questões limitadoras -, pois relaxa o ouvinte através da escuta passiva. A música de Beethoven, mesmo muitas vezes transmitindo uma sensação de agressividade, é agradável, estimulante - em nível afetivo e até motores -, e possibilita um contato profundo do interagente com seu inconsciente, trazendo à luz forças necessárias para superações de problemas psicológicos, emocionais, físicos e energéticos.

POSSIBILIDADES TERAPÊUTICAS

A musicoterapia possui profunda capacidade curativa e transformadora na vida do interagente. No entanto, como forma de potencializar essa terapia, é interessante somar à ela práticas de hidroterapia, massoterapia, geoterapia, arteterapia, por exemplo, com a composição de Beethoven ao fundo.


Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page